top of page
  • Foto do escritor: Psicóloga Cintia Vieira
    Psicóloga Cintia Vieira
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

Procuro uma psicóloga cristã ou um psicólogo cristão. 

Entendo que a busca por um determinado perfil profissional, é por medo de ser julgado ou, um profissional que pensa semelhante ou tenha vivência de um cristão (ir a igreja, participar dos eventos como congressos, retiros, reuniões e outras atividades) saberá como te entender melhor. 


E até receio de perder a fé quando começar o processo terapêutico. Mas como diria o Pastor Kenner Terra da Igreja Batista Betânia/RJ


"Uma fé que se perde, é uma fé que não vale apena ser vivida".


Muitas pessoas comunicam essa preocupação - de ser atendido por um psicólogo não cristão - para mim na primeira sessão, devido a falta ética ou insensibilidade de outros profissionais terapeutas para conseguir compreender uma pessoa de fé e crença diferente. 

comunhão oração


Mas ressalto aqui, que o mais importante no setting terapêutico não é a crença ou religião do psicólogo que conseguirá te compreender, e sim a abordagem, a maneira como se deseja entender sua situação, e estar interessado na sua vivência, na sua crença, nos seus valores, no seu modo de viver no mundo. 

Por mais que sejamos de crenças diferentes, a espiritualidade é o que temos em comum. Este ponto de conexão com o mistério. O desejo de se conectar com o que transcende nossa humanidade e se apoiar nos aspectos divinos da vida, o qual pode se manifestar de diferentes formas para cada sujeito.

E sim, terapia pode te ajudar na sua espiritualidade, não com ritos e rezas mas no autoconhecimento e percepção de si. 

Se você estiver em conexão com seu corpo e mente, a espiritualidade fluirá naturalmente.

Este conteúdo fez sentido para você? Te deixou mais seguro para procurar ajuda? Entre em contato e me diga o que refletiu sobre.






bottom of page